top of page

Saúde e Educação avaliam o Plano de Retomada Presencial

As equipes técnicas da Educação e Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista reuniram-se, na manhã da sexta-feira, 01/10, para a primeira avaliação do Plano de Retomada das Atividades Presenciais na rede municipal de ensino. Desde a reabertura das unidades, em 20 de setembro, as ações presenciais estão acontecendo com turmas reduzidas, escalonadas e na forma de rodízio; já, no caso dos pais que optaram pelo modelo remoto, os alunos seguem acompanhando a agenda virtualmente.


Na ocasião, a par de ferramentas de planejamento estratégico e mapeamento de processos, os participantes consideram positiva a retomada, cumprindo os protocolos sanitários e observando a importância do acolhimento humanizado, seja de alunos e familiares seja dos professores e do quadro escolar como um todo.


De acordo com a Diretora do Departamento de Educação, Profa. Paula Renata Bertho, o diálogo de uma equipe multidisciplinar é sempre necessário para se pensar e repensar a execução de compromissos complexos: “Com a retomada das aulas presenciais, mesmo que ainda parcialmente, a estrutura escolar como um todo tem se empenhado e se especializado aos novos padrões de atendimento. Nós estamos bastante otimistas com a reabertura da rede e a programação dos trabalhos prevê a atuação conjunta com a Saúde, numa parceria inevitável para proporcionar o gradual retorno de 100% dos alunos às escolas municipais de Paraguaçu”, destacou.


Egydio Tonini Nogueira Neto, Diretor do Departamento de Saúde, ressaltou ser perceptível que as medidas sanitárias estão sendo executadas e o quanto esse comportamento possibilita o gerenciamento dos passos futuros do Plano de Retomada: “A análise de hoje nos revela que estamos no caminho certo. Os indicadores de desempenho dos primeiros dias de atividades presenciais nos deixam satisfeitos, uma vez que houve um amplo esforço coletivo para que a reabertura segura fosse possível. Vamos continuar enfrentando os desafios para garantir que a totalidade de crianças e jovens retorne às escolas do município”, complementou.


A reunião contou com a participação da Diretora do Departamento de Educação, Profa. Paula Renata Bertho, do Diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, da equipe da Vigilância Epidemiológica, Paula Andrade Cortez Romeiro e Iraciana Messias de Paiva, da equipe técnica do Departamento de Saúde, Cintia Alfredo Funabashi, Deise Pereira Ramalho Neto e Milton Fonseca de Oliveira, e das supervisoras do DME, professoras Edilene Cristina de Castro Palma e Gláucia de Lima Ferreira Marcon.


Ainda no mesmo dia, mas no período da tarde, houve uma outra reunião, desta vez com a presença de Diretoras e Diretores das escolares municipais, para o alinhamento das diretrizes e orientações gerais operacionalizadas no encontro da manhã. Também entraram na pauta a avaliação de ações executadas, as reformas e adequações das unidades, o transporte e a merenda escolar, entre outros assuntos fundamentais para a melhoria e manutenção de um ambiente adequado, agradável e saudável para alunos, professores e demais servidores.



bottom of page